sábado, 30 de julho de 2011

ON BOARD THE ITAPURA (two boys)


                                          

                                                                                                         
A segunda imagem  com a seguinte referência no envelope: "On board the S.S. Itapura".Dr. Reuchlin`s two boys. The eldest with his arm over the over the younger`s shouler.
                          Uma Kodak "model nº3" tinha duas possibilidades de fixar uma imagem. A primeira era usar uma bobina de rolo usando uma tampa traseira com um visor (do tamanho de um botão) com filtro vermelho por onde poderia-se visualizar o nº da "chapa" que era passada adiante logo apos o uso. A outra possibilidade, um pouco mais complicada, era o uso de placas de vidros , para isto acompanhava a maquina, um tecido preto e outro fundo da câmera onde se encaixava-se o vidro emulsionado. Tudo isto era preparado em lugar bem abrigado da luz. Uns bons quinze minutos para um pratico.
                          Mas voltamos a foto acima. O que me chama atenção na foto acima é uma certa tensão dos meninos, o que tem uma certa logica, diante de uma série de preliminares que antecederão este instante. Outro detalhe é o verniz brilhando na madeira o que até hoje se tem muito cuidado na manutenção em embarcações. Quase se da pra dizer qual o tipo de madeira usada olhando o veio da mesma. |(cedro ainda é muito usado).
                       Algo me intriga e talvez levante uma questão teórica sobre sobre a imagem fotografada e seu tempo. Não sei se era um jeito pessoal de identificar a cena, mas como já chamei atenção na foto de Miss E. (resting her chin),  a  fotografia estava se desprendendo da imagem pintada. Apesar de em 1916 a fotografia, como tal, estar completando uns 50 anos,  penso que a necessidade de uma descrição como esta acima, ( The eldest with his arm over the younger`s shouder ) reforça (conceito meu) a uma cultura visual ainda não acostumada a imagem de si mesmo, reproduzida, divulgada e publicada.  Ai talvez a necessidade de reforço do que se vê. 
 .






Um comentário:

  1. Bonita inicitiva, Cláudio. Siga em frente. Se eu posso sugerir alguma coisa, seria uma letra um pouquinho maior. De resto belas imagens!

    ResponderExcluir