terça-feira, 26 de julho de 2011

ON BOARD THE ITAPURA

                                 Entre os dez negativos esta imagem tem muito qualidade e traz no seu envelope a seguinte descrição: On board the S.S. "Itapura". Miss E. Steinpflug, retinig her chin.
                                 O S.S. Itapura era um barco pertencente a Companhia Nacional de Navegação Costeia . que se caracterizava por ter todos os barcos com nomes iniciados em Ita que na língua indígena Tupi-Guarani significa pedra. Estranho a significação de nome para navios, mas quem não se lembra da música de Dorival Caymmi "peguei um Ita no norte e vim pro rio morar..."   Não era o caso de meu avo que provavelmente ( vou usar muito esta palavra) e estava de viagem desde Porto Alegre ao Rio de Janeiro onde embarcaria em outro navio para Liverpool . Distante  43 km de Manchester  fazia negócios (importação) e onde também conheceu seu grande amor.
                             Bem, isto são outras  fotos, por enquanto penso nesta linda jovem sentada num belo dia de sol "reting her chin" (apoiando seu queixo) e um jovem senhor (28) um uma câmera fotografia numa viagem em um pequeno navio (60) metros de comprimento e pelo menos uns 15 dias de viagem.
                            Tirar uma foto no começo do seculo passado era um rito que chamava atenção, era quase como pintar um quadro. Mas Eastman Kodak foi o Bill Gates da imagem no sulfeto de prata e logo todos poderiam ter a sua pocket.   Talvez um Iphone4 não chama-se tanta hoje com aquela pequena caixa magica cheia de articulações  cromadas em alto mar ou em qualquer outro lugar.
                            Outro detalhe me chama atenção: sua saia de pie de poule tecido que Coco Chanel nos anos 30 sofisticou para o mundo da moda.
                     Neste detalhe também pode se observar o campo focal com excelente nitidez sobre os botões
forrados e o braço da cadeira do vizinho de deck e o delicado lenço na mão da senhora E.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário